O desenvolvimento tecnológico nos últimos anos vem ajudando a humanidade em diversos fatores e processos no cotidiano. As inteligências artificiais que nos proporcionam maior produtividade, softwares que são capazes de nos fornecer dados com exatidão, drones utilizados para controle de lavouras, entregas e também até em obras são um ótimo exemplo destes desenvolvimentos tecnológicos.
RESUMO
Conheça o SIDAC, a plataforma nacional desenvolvida pelo CBCS para apoio à elaboração de estratégias para redução do carbono incorporado em edificações.
Tutorial do uso da plataforma para seleção de fornecedores com base em indicadores ambientais.
Aprenda a calcular os indicadores de desempenho ambiental de novos produtos, componentes ou sistemas construtivos.
Apesar de evoluirmos tanto no quesito tecnologia, temos um fator agravante no setor da sustentabilidade, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, no ano passado, 2023, foi o mais quente registrado na história, uma consequência da falta de sustentabilidade nas cidades, lavouras, tipologias de uso de combustíveis a combustão e também, tipologias construtivas.
No ramo da construção civil, encontramos fatores que auxiliam o aumento das temperaturas e GEE (gases de efeito estufa), onde o setor é responsável por impactos ambientais compatíveis com o tamanho do ambiente construído. De acordo com a Agência Internacional de Energia (IEA), em 2019 a construção e a operação de edifícios foram responsáveis por 35% da energia global consumida e por 38% das emissões de CO2 (UNEP; IEA, 2020).
A balança em encontrar tipologias de construção que diminuam os impactos e danos ambientais atrelando a melhora de ambientes construídos é o principal desafio da construção civil atual, que só será alcançado através do esforço sistemático e contínuo de melhoramento dos atuais processos de produção na construção. A sustentabilidade é uma necessidade em todos os empreendimentos, não somente como diferencial.
A sustentabilidade precisa do engajamento de todos os stakeholders envolvidos no processo da construção civil, tendo em mente o ciclo de vida das edificações, com o avanço tecnológico, alguns sistemas já apresentam base de dados de ciclo de vida das edificações, mostrando através destas ferramentas de suporte, auxílio à decisões, práticas construtivas, potenciais impactos ambientais, metas de diminuição de GEE e monitoramento. Alguns países já fazem uso de sistemas e base de dados de ciclo de vida, que os auxiliam nesse sentido, como INIES (França), ÖKOBAUDAT (Alemanha), MILIEU (Holanda) e Building Transparency (Estados Unidos).
E no Brasil, o mercado da construção civil conta agora com uma importante ferramenta de incentivo à construção sustentável e de baixo carbono. O SIDAC - Sistema de Informação do Desempenho Ambiental da Construção, uma plataforma online que permite cálculos da pegada de energia e de carbono dos produtos da construção, fabricados no Brasil, baseado em uma abordagem simplificada da Avaliação do Ciclo de Vida, ou também chamado de ACV.
A primeira versão contém dados genéricos de 86 produtos de construção, além de 40 insumos básicos, contempla também os indicadores de demanda de energia primária e emissão de CO2, do berço ao portão da fábrica. A infraestrutura do Sidac também está preparada para futuramente cobrir outros indicadores e outros estágios do ciclo de vida da construção. Uma iniciativa pública, com a participação da indústria da construção civil, sob coordenação do Ministério de Minas e Energia.
USO NA PRÁTICA
Para a utilização do sistema de informação do desempenho ambiental da construção, teremos que acessar o site do SIDAC.
1.BUSCA DE PRODUTOS
Após acessar, temos a oportunidade de ver na prática os fatores determinantes de impactos ambientais sem cadastro algum, como mostrado na figura a seguir:
Clicando na "busca de produtos" temos acesso a biblioteca de informações cadastradas de materiais utilizados na construção civil e todos as suas informações, desde a fabricação até o impacto na sua utilização. Mostraremos a seguir o exemplo da busca de tijolos cerâmicos maciços, conforme imagem:
2. DADOS DO PRODUTO E INDICADORES
Ao acessar as informações do produto, são apresentados os dados que comprovam a eficiência na fabricação do produto selecionado, como as emissões de CO2, demanda de energia primária e todas as informações técnicas, conforme apresentado na imagem a seguir:
3. PROCESSO DE FABRICAÇÃO
Falando ainda em materiais, outro fator interessante que o site nos fornece, é que logo após apresentar todas essas informações, podemos ver uma breve descrição do processo na sua fabricação, neste exemplo como mostraremos na imagem a seguir:
4. COMPARAÇÃO COM PRODUTOS SIMILARES
Na mesma página que encontramos as informações do produto selecionado, temos um botão que orienta a comparação a outros materiais similares, em uma construção, podemos escolher, por exemplo, a tipologia de tijolos que iremos utilizar em um fechamento e ver na prática os impactos ambientais de cada material utilizado:
5. CALCULADORA DE PRODUTOS
O Sidac, também possui uma calculadora onde podemos fornecer alguns dados para extração de informações de impactos ambientais, pela escolha dos materiais que estamos utilizando em nossas obras. Agora, seguiremos um passo a passo para a utilização da calculadora de produtos:
1. Depois de cadastrado no site, iremos no menu à esquerda, onde encontramos o painel de controle e logo após a calculadora de produtos:
2. Logo após entrarmos na calculadora de produtos teremos que clicar em "+ calculadora de produtos" para realizar nosso primeiro cálculo.
3. Após adicionar um novo cálculo, escrevemos um nome para o processo de uso interno e uma breve descrição inicial. No exemplo estamos desenvolvendo uma parede com blocos cerâmicos revestidos com dois tipos de argamassa.
4. Depois das informações iniciais, iremos adicionar os produtos com material processados, neste exemplo estaremos utilizando blocos cerâmicos EST40 ( 11.5 X 19 X 39 ) cm, argamassa 1:1:6 e argamassa 1:2:8. Logo após a seleção dos materiais podemos adicionar a quantidade utilizado, mudando a unidade e também, adicionando, caso seja necessário o transporte aproximado de cada produto adicionado:
Caso seja necessário o transporte pode ser adicionado clicando no ícone do carrinho adicionando mais informações como tipo de automóvel de transporte e também a distância percorrida:
5. Para finalizarmos, teremos que adicionar uma saída, no qual nomearemos conforme uso interno de nosso controle, apresentando as unidades conforme você desejar, aqui utilizaremos área e metragem quadrada:
6. Clicando em salvar a janela apresentará todas as informações do nosso modelo elaborado, mostrando o inventário do processo e os indicadores de desempenho ambiental:
Pronto! Com a utilização desta ferramenta, contribuiremos para incorporar o desempenho ambiental nas decisões do dia a dia da construção civil brasileira, de forma simples, prática e acessível, para viabilizar a redução do carbono e da energia incorporados nas edificações.
Você quer aprender a analisar a eficiência energética e o impacto das estratégias de arquitetura do seu projeto ?
Entre em contato no link abaixo e marque uma assessoria com a nossa equipe de especialistas.
Juntos, podemos construir um futuro mais sustentável! ⚡️
Comments