top of page
Foto do escritorMarcos Vinícius de Lima

Cuidados ao comprar um terreno e ganhar um projeto

Atualizado: 21 de set. de 2023

Os perigos ocultos no "projeto grátis"


O mercado da construção civil é altamente competitivo e muitas ofertas atraentes podem se tornar uma dor de cabeça


A construção civil é um setor econômico de grande importância para o Brasil. É responsável por gerar empregos, renda e impulsionar o crescimento econômico do país.

De acordo com a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), o setor da construção civil representou 7,3% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro em 2022. Isso equivale a cerca de R$ 1,1 trilhão. Em 2022, o setor empregava cerca de 8,5 milhões de pessoas, o que representa 7,5% da força de trabalho do Brasil.



E este setor é crescente pois trabalha diretamente com um fator muito importante, a falta de moradia no país. O déficit habitacional do Brasil é um problema grave que afeta milhões de pessoas. De acordo com a Fundação João Pinheiro, em 2019 o Brasil tinha um déficit habitacional de 5,876 milhões de moradias. Isso significa que 5,876 milhões de brasileiros não tinham moradia adequada, ou seja, viviam em moradias precárias, em coabitação familiar ou com alto custo de aluguel.


Neste contexto cria-se forte demanda por habitações e grandes investimentos em construções, gerando no mercado uma oferta cada vez mais agressiva para atingir novos consumidores a preços atrativos: O projeto arquitetônico grátis.


Na busca por vender terrenos em novos condomínios ou casas personalizadas sob demanda, muitas empresas têm ofertado como "isca" para os consumidores a entrega de um projeto arquitetônico sem custos, na forma de iludir o cliente final de que o real valor do investimento consiste apenas em material de construção e mão de obra, que serão administrados da melhor maneira, o projeto é apenas uma formalidade burocrática de aprovação em prefeituras. E ainda, empresas estimulam a venda casada de produtos e serviços quando o cliente aceita um projeto "genérico" pronto.


Os perigos ao aceitar essa modalidade de projeto são vários, vamos listar pra você os 05 principais motivos para você não cair nessa armadilha e evitar problemas futuros com sua obra e com a legalidade do seu patrimônio:


1 - Segurança e qualidade da obra


O projeto arquitetônico é muito mais do que um desenho de construção. Para que ele seja feito, é necessário realizar um estudo que leva vários fatores em consideração, até mesmo as condições de um terreno.


O arquiteto tem conhecimento técnico para analisar diferentes fatores e está legalmente autorizado a realizar um projeto, pois conhece os aspectos que devem garantir a segurança do seu imóvel de acordo com as normas de qualidade. Ele ainda pode realizar e coordenar projetos complementares, bem como gerenciar todas as etapas da construção de acordo com os interesses do proprietário, prezando por materiais de qualidade e mão de obra qualificada, afinal, o profissional sempre deverá emitir um RRT atestando sua responsabilidade técnica sobre o serviço.


Muitos projetos genéricos se preocupam apenas com gerar uma planta baixa para aprovação e todas as decisões de execução serão definidas durante a obra, sem nenhum controle de qualidade e documentação.


2 - Conforto e qualidade de vida


A experiência que temos dentro de casa é onde passamos grande parte do nosso tempo, onde criamos uma família e desejamos ter boas memórias. É por aí que a arquitetura é fundamental pensando nos espaços e nas atividades que vão se desenvolver e projetar isso da melhor forma possível é o trabalho de um arquiteto. Um projeto genérico não foi pensado para as suas necessidades, para o seu conforto, de acordo com o tamanho da sua família e com espaços que você escolheu.


Espaços bem planejados, pensados para a realização das atividades diárias, espaços planejados com equipamentos e tamanho adequados, são tão bons que são quase imperceptíveis, já reparou? Porém quando o contrário acontece e os espaços não são apropriados, percebemos o incômodo e as reformas começam a surgir. E é assim que a qualidade de vida é interferida, por detalhes que poderiam ter sidos resolvidos antes, no Projeto de Arquitetura.


3 - Planejamento


O planejamento é baseado no estudo do que deve ser feito, de como deve ser feito, quando e quem deve fazer. É utilizado para prever ações e recursos que serão necessários para que um projeto possa ser construído da melhor maneira possível. Um bom planejamento se inicia no primeiro contato com o profissional de projeto. A construção de uma casa é a integração de diferentes sistemas e não planejar cada um deles no início pode inviabilizar a execução no futuro. Por exemplo, se você tem o desejo de utilizar um sistema de aquecimento que aproveita a energia solar, isso deve ser pensado no projeto, e não depois que a obra está pronta. Mesmo que você queira instalar um sistema no futuro, o projeto deve prever instalações prévias para no futuro tudo já estar no lugar certo. Planejar corretamente seus desejos evita desperdícios e reformas desnecessárias.


4 - Valorização do patrimônio


O projeto arquitetônico não é um gasto, é um investimento. Estudos demonstram que o custo do projeto arquitetônico em média é 8% do custo total da obra, porém, esse mesmo projeto pode interferir em mais de 50% na valorização ou desvalorização desse imóvel na hora de vender ou alugar. Ou seja, ao escolher um projeto genérico ao longo do tempo você vai deixar de valorizar seu imóvel.


O balanço do custo benefício é muito claro e você já deve ter percebido que pequenas interferências em uma fachada, por exemplo, podem transformar completamente uma casa. Agora pense como um projeto arquitetônico completo tem influência na hora de valorizar seu imóvel


5 - Segurança jurídica


Segurança jurídica significa atender às exigências dos órgãos de fiscalização e executar o trabalho com um profissional legalmente habilitado. A responsabilidade técnica dos serviços deverá estar registrada pelo seu autor perante o Conselho de Arquitetura e Urbanismo, garantindo segurança técnica, jurídica e patrimonial ao cliente e ao imóvel. Seu imóvel terá garantias sobre os serviços prestados.



A partir de agora você vai se sentir mais preparado para entender a importância de ter um projeto arquitetônico que tenha garantias e não cair nas armadilhas do projeto "grátis", já que o "grátis" não existe e ainda deverá causar prejuízos a longo prazo.


Para ter um projeto que seja a realização dos seus sonhos com segurança e planejamento de confiança contrate um arquiteto e exija todos os requisitos que você aprendeu aqui no blog.


Você já viu essas ofertas de projetos grátis? conta pra gente nos comentários.

10 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page