top of page
Foto do escritorMarcos Vinícius de Lima

Os 04 principais erros que encarecem sua obra

Atualizado: 12 de abr. de 2022

É muito comum encontrarmos problemas relacionados ao orçamento, prazo, materiais e mão de obra nos processos de construção. E, por isso, as obras são muito conhecidas como “dor de cabeça”.


Pensando na importância de se evitar controvérsias na obra, separamos os principais erros que ocorrem na obra bem como o que você pode fazer para impedir que eles aconteçam. Então, se você se interessou pelo tema, continue a leitura.



Falta de projeto


A grande parte das obras começam — e terminam — sem projetos. Um levantamento recente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo menciona que mais de 80% das obras no Brasil acontecem sem um projeto arquitetônico. Além dos problemas técnicos e de segurança envolvidos, existem os gastos fora de controle e obras que iniciam e não terminam. Esse é primeiro erro pois o projeto é fundamental para prever todas as necessidades do cliente e o dimensionamento de material e tempo necessário para a obra. O projeto influencia em todos os outros custos da obra! Projetos devem ser o primeiro investimento e normalmente custam de 5% a 8% do valor final do imóvel, ou seja, não há desculpa para não contratar um profissional.


Material de baixa qualidade


Muitas pessoas priorizam alguns acabamentos e querem economizar em estrutura, elétrica e hidráulica. Resolver uma infiltração, rachadura, incêndio ou curto circuito resultante de uma instalação elétrica é muito mais caro e trabalhoso do que optar por materiais de qualidade logo na primeira instalação. Tintas, pisos, argamassas, rejuntes, metais e louças de qualidade garantem bom acabamento e durabilidade.


Mão de obra sem experiência


Inicialmente um profissional de qualidade vai custar mais caro que um profissional iniciante ou de baixa qualidade. Essa economia na obra custa caro pois além de exigir muitos reparos vai levar muito mais tempo para finalizar o serviço. Isso sem contar que as vezes é necessário contratar um outro profissional para finalizar o serviço iniciado. Contratar mão de obra desqualificada gera muitos problemas. Outro quesito importante é a demora em sair do aluguel, caso você precise finalizar a obra para fazer a mudança. O desperdício de material também é um dos fatores que levam a mão de obra desqualificada a gastar mais na obra.


Alterar o projeto durante a obra


Para que uma edificação seja segura, econômica, funcional, bonita e até mesmo agradável, os projetos são essenciais. Alterações no projeto durante a obra geram desperdício de material, tempo, mão de obra e mudam todo o orçamento previsto inicialmente. O ideal é pensar em todas as possibilidades durante a etapa de projeto e esgotar todas as dúvidas, inclusive mantendo ideias de possíveis ampliações futuras. Alterar o projeto durante a obra para aumentar a área ou criar novos ambientes é uma estratégia para gastar menos com projeto arquitetônico e impostos, porém é uma estratégia que gera mais custos, perda de tempo, honorários extras e não resulta em nenhuma economia de impostos.


Provavelmente você já ouviu falar de alguns desses problemas ou até mesmo já os vivenciou, não é mesmo? Compartilhe essas dicas com seus amigos que buscam construir e ajude a economizar e planejar melhor seus investimentos.

35 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

1 Comment


Eng. Eletr. Fábio
Eng. Eletr. Fábio
Feb 09, 2022

Realmente, é uma realidade triste que permeia a nossa sociedade... Uma pequena "economia" no início que depois será cobrada com "juros" quando começar a aparecerem os problemas.

Like
bottom of page