Um dos obstáculos que impedem que muitos arquitetos excelentes tenham sucesso é não saber como precificar seus serviços.
Vamos esclarecer uma coisa importante antes de continuar: A cobrança por metro quadrado está errada? Sim!
O cliente pode pedir seu preço por metro? Pode, mas o cliente está errado! Não é errando muitas vezes que nasce um acerto.
Precificar por metro compromete o funcionamento da sua empresa. Um projeto de poucos metros pode exigir inúmeras alterações do cliente e visitas a obra, e um projeto de grande metragem pode exigir muito menos horas de trabalho. Você vai compensar
Nem sempre o cliente tem razão, e esse é um caso onde você precisa ser firme e saber seu valor, mapear seus processos e precificar da forma correta.
Defender seu valor e seus diferenciais pode gerar alguns "nãos" por parte de clientes, mas tudo bem, acostume-se a receber "não" de quem não está qualificado para receber seu serviço. Isso evita comprometer seu lucro.
Um "não" de um cliente que não entende seu valor abre espaço para o cliente certo. Você não vai de um dia pro outro acordar cobrando 10x mais caro pelo seu projeto e as pessoas certas batendo na sua porta, mas você precisa dos primeiros passos.
Quando comecei a trabalhar com arquitetura eu notei que nada disso se aprende na faculdade, e se você ficar tentando errar e acertar por muito tempo vai custar a saúde da sua empresa e a sua própria saúde também.
Mas então, como começar a precificar corretamente?
Com muitos estudos e práticas cheguei a um método que precifica de forma rápida nossos projetos e serviços, e se você está com dificuldades em precificar seus projetos, eu posso te ajudar.
Aqui vamos disponibilizar gratuitamente uma planilha com todos os passos pra você preencher e poder estudar seus custos e manter como template para precificar seus serviços.
Ficou com dúvidas? Mande aqui nos comentários que iremos te ajudar!
Comments