top of page
Foto do escritorRenan Moretto

Implementação do BIM na FNDE

Você que acompanha nosso blog, já deve ter visto inúmeras matérias a respeito das vantagens da utilização do sistema de informação da construção (ou em inglês Building information modeling) - se você ainda não viu nada a respeito clique aqui. É justamente isso que o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) viu ao lançar no dia 06/12/23 a aderência ao BIM em todas os processos de obras educacionais do Fundo Nacional, com intuito de haver maior precisão e confiabilidade nas obras e projetos públicos neste quesito.




Projeto em BIM. Foto: FNDE.

A estratégia BIM faz parte do plano de ações articuladas, o PAR, uma uma estratégia de assistência técnica e financeira iniciada pelo Plano de Metas e Compromissos Todos pela Educação, instituído pelo Decreto nº 6.094, de 24 de abril de 2007, fundamentada no Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), oferece aos entes federados um instrumento de diagnóstico e planejamento de política educacional.



Fernanda Pacobayba, a presidente da autarquia, destaca a magnitude do avanço com o novo sistema estratégia BIM da fundação:





“É uma alegria anunciar mais um grande lançamento, gerido pela nossa equipe técnica, a Estratégia BIM – FNDE, que representa um avanço significativo na gestão e execução das obras na área de educação. Por meio dessa inovadora abordagem, nossa autarquia busca modernizar e aprimorar o planejamento, a construção e a manutenção dos espaços educacionais utilizando tecnologias integradas que potencializam a eficiência, a transparência e a qualidade dos ativos construídos.”






Através desta nova estratégia, o BIM fornecerá muitos benefícios aos processos do projeto à obras públicas educacionais, a níveis estaduais, municipais e todo território nacional.


Essas vantagens, são apresentadas com:


  • Redução de custos de retrabalhos

  • Redução de atrasos e entregas de obras

  • Precisão orçamentária de projetos e execuções

  • Maior clareza entre a comunicação dos envolvidos no processo

  • Auxiliará na fiscalização dos projetos e também execução da obra

  • Maior transparência dos desenvolvimentos

  • Melhoria e agilidade dos processos licitatórios

  • Aceleração das análises de gerenciamento financeiros para construção


O BIM tem dominado o mercado da construção civil já há alguns anos e no Brasil ele é uma realidade, Flávia Schmidt, diretora de Gestão, Articulação e Projetos Educacionais (Digap) do FNDE, comenta que os conhecimentos estão ao alcance de todos.


“É um orgulho ver essa entrega sendo feita. As parcerias sempre foram vistas como essenciais durante a criação dessa estratégia porque foi um projeto de incorporação de políticas públicas. Conseguimos aproveitar um conhecimento que já existe dentro do nosso país e aplicar no processo de construção.”


Com a aderência do BIM nos processos de construção do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação eleva-se a maturidade da gestão pública e técnica de todas as equipes envolvidas da autarquia e contratadas. Aumentando também a confiabilidade nos processos públicos e sua transparência, do início ao término dos processos, onde uma vez pública, todos podem ter acesso aos prazos, custos e andamento da diligência. Acelerando a análise de cumprimento do objeto pactuado com o FNDE.


Para uma melhor compreensão da operacionalização das iniciativas de obras via Plano de Ações Articuladas, apresenta-se abaixo, de forma simplificada, o fluxo do processo:



FNDE - Infraestrutura física. Pactuação de obras.

​​​​​​​A Estratégia BIM FNDE tem como finalidade apoiar a Estratégia Nacional de Disseminação do BIM – Estratégia BIM-BR – promovendo um ambiente indutor no uso desta metodologia por meio das obras geridas pela Autarquia, bem como ser referência na implementação do BIM na Administração Pública.


Atualmente o BIM, além de representar uma mudança tecnológica na área da construção civil, propõem mudanças culturais nos processos de projeto e na metodologia de trabalho, dando mais ênfase ao profissionais e também a seus resultados apresentados. Uma reestruturação que demanda um tempo para esta adaptação (e para isso, nós podemos ajudar você, clique aqui).


A estratégia BIM elaborada pelo FNDE visa desenvolver normas técnicas, guias e protocolos que aderem ao BIM, fornecendo referências de padronização nos processos, além de fornecer modelos e objetos BIM, contribuindo com a biblioteca nacional. Além disso, fomenta a capacitação no processo de modelagem da informação e todo ciclo de vida da edificação, onde divulgará estratégias nos eventos e atendimentos do FNDE.


Para esta implementação total em todo território nacional, o FNDE visa um plano de ação que consiste em três fases para a implementação:

FASE UM

Desenvolver em softwares tridimensionais o processo BIM dos projetos padrão FNDE, servindo de modelos de arquitetura e engenharia. Atrelando a estes modelos todos os benefícios do BIM, como os clash detection, revisões dos projetos, extração dos quantitativos, gerações de gráficos de execuções, auxílio das análise técnicas e auxílio nas licitações. Piloto: Projeto Padrão FNDE Creche e Pré-Escola Tipo 1 Prazo: Piloto: 2024; demais projetos: 2026.


FASE DOIS

Fase um aplicada em novos projetos de construções elaborados pelos entes federativos. Coordenação de modelos de arquitetura e engenharia e execução da obra com o uso da tecnologia. Piloto: Projeto Padrão FNDE Creche e Pré-Escola Tipo 1 (Execução da obra – fiscalização e monitoramento) Prazo: Piloto: 2026; demais projetos: 2028.


FASE TRÊS

Fase um e dois aplicadas em projetos de ampliações e reformas elaborados pelos entes federativos e atualizações do modelo conforme a construção já existente, o chamado "As built". Piloto: Projeto Padrão FNDE Creche e Pré-Escola Tipo 1 (cumprimento do objeto) Prazo: Piloto: 2028; demais projetos: 2030.


Componentes e manuais BIM na FDE


A Fundação para o Desenvolvimento da Educação do estado de São Paulo vem se preparando, desde 2011, para implementar a metodologia BIM nos processos de projeto, construção, reforma, restauro e ampliação das escolas, visando não apenas tornar tais processos mais eficientes e produtivos, mas sobretudo trazer mais qualidade para as edificações, além de permitir aos gestores da construção e da edificação escolar maior controle e precisão durante as fases de projeto, na execução da obra, e ao longo da vida útil da edificação. Foram dedicadas mais de 4,7 mil horas em ações para que a implantação do BIM na FDE fosse possível.


Neste LINK você pode acessar o conteúdo do GT-BIM com muitos materiais e templates para download que vão auxiliar no processo de projeto e aprendizagem para projetos na área da educação.


Ter ciência de que o sistema de modelo da informação da construção facilita processos e proporciona resultados precisos aumenta a maturidade dos serviços prestados em arquitetura e engenharia. Seus projetos podem ser mais assertivos e com menos retrabalho.


Necessita de auxílio na implementação do BIM? Nós da LABZEB temos mais de 13 anos de experiência e podemos te ajudar!


Nosso método de trabalho em nuvem é 100% online e atendemos todo o Brasil. Entre em contato e vamos juntos levar seu escritório para um novo patamar através do BIM.



21 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page