top of page
Foto do escritorMarcos Vinícius de Lima

Guia de Eficiência Energética em Edificações

Foi lançada a nova versão do Guia Interativo de Eficiência Energética em Edificações


O SindusCon-SP realizou o Webinar Eficiência Energética em Edificações (EEE) em 13 de agosto e estivemos participando online do lançamento. O objetivo do evento foi apresentar diretrizes de políticas públicas, disseminar novas normas da ABNT publicadas e em elaboração voltadas à eficiência energética em edificações, promover um debate com os participantes acerca da escolha das melhores soluções para empreendimentos de diferentes tipologias, além de fazer o lançamento da nova versão do Guia Interativo de Eficiência Energética em Edificações.



Samira Sana Fernandes de Sousa Carmo, coordenadora-geral de Eficiência Energética do Ministério de Minas e Energia (MME) destacou que o ministério é o responsável pela implementação das políticas de eficiência energética voltadas para as edificações no País.

“Estamos vivendo um importante momento com o lançamento da nova versão do Guia, que é uma parceria frutífera de anos. Além disso, o MME está desenvolvendo um trabalho para o estabelecimento de índices mínimos de Eficiência Energética em Edificações, porque ainda não temos aqui no Brasil. Por isso, estamos aprofundando o debate com a sociedade e as edificações têm tido papel importante para reduzir a demanda de energia e conter as emissões”.

A apresentação da coordenadora Samira Sousa trouxe detalhes sobre os planos do governo federal para os próximos anos, incluindo principalmente a implementação compulsória (obrigatoriedade) de níveis de eficiência energética mínimos para as edificações públicas, residenciais e comerciais no Brasil.


O índice máximo e NZEB será obrigatório para edificações públicas novas ou que necessitem de grandes reformas.



As edificações residenciais, comerciais e de serviços terão classificação obrigatória devendo atingir no mínimo o nível C. Porém, todo projeto deverá conter a classificação energética no ato da aprovação nos órgãos municipais, inicialmente em municípios com mais de 100mil habitantes, e posteriormente em municípios de mais de 50mil habitantes conforme a fase de implementação.




Normalização para Eficiência em Edificações


Com o objetivo de promover a eficiência energética no setor da construção civil, o SindusCon-SP e a Eletrobras, no âmbito do Procel (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica), assinaram, em 2020, o convênio para o desenvolvimento de novas normas brasileiras e a tradução de normas internacionais de eficiência energética em edificações.


Cada Projeto e cada Comissão de Estudo possuem seus respectivos Grupos de Trabalho e é possível participar destes Grupos de Trabalho por meio desta Plataforma: https://normalizacaoee.com.br/


Guia Interativo de Eficiência Energética em Edificações


A plataforma online permite analisar a eficiência energética de sete tipologias de empreendimentos, abordando a aplicação em seis sistemas prediais. As orientações são personalizadas, possibilitando ao interessado realizar simulações por tipo de obra.


Também acessível pelo celular, há no guia uma calculadora fotovoltaica sobre possibilidades de eficiência no consumo em cada caso que se queira simular, levando-se em conta dados como tipologia da edificação, área, cidade em que se localiza e tarifa local. Entre as atualizações da calculadora fotovoltaica estão a modalidade tarifária, fator de perdas por sujeira, sombreamento e outras interferências no sistema FV, atualização do módulo FV de referência e atualização do banco de dados de geração por região e potências dos sistemas.


A nova versão ainda traz uma série de informações relevantes sobre energias renováveis, conceitos de projetos, impacto em uso, logística, operação de edificações de que produzem sua própria energia, as certificações existentes e os elementos que devem se levar em consideração para adotá-las ou não. E avança em temas como comissionamento, fontes de financiamentos e subsídios e também traz alguns estudos de caso.

Em relação aos aspectos construtivos foram atualizados os Conceitos, Sistemas e Componentes e as Estratégias passivas e Geração Distribuida. Foram adicionadas informações sobre Veículos Elétricos, Hidrogênio Verde e dentro de Automação e Controle houve a adição de novas tecnologias de automação IoT.


Acesse e conheça mais sobre o Guia: https://www.guiaenergiaedificacoes.com.br/


Você pode assistir ao evento na íntegra abaixo:


Se você se preocupa com a sustentabilidade dos seus projetos e gostaria de certificar a qualidade ambiental você está no caminho!


Podemos auxiliar você no processo de certificação junto ao GBC Brasil e atuar como consultores desde a concepção dos projetos, até orientações na construção.


O MELHOR E MAIS SAUDÁVEL LUGAR QUE TEMOS É A NOSSA CASA.


Entre em contato no link abaixo e marque uma assessoria com a nossa equipe de especialistas.



9 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page