top of page
Foto do escritorMarcos Vinícius de Lima

Eletrobras lança Selo Procel para Edificações Residenciais

Atualizado: 12 de abr. de 2022

Apresentação aconteceu na última sexta-feira (02) por meio de transmissão virtual; a partir de agora, todas as tipologias de edificações podem ser contempladas com o Selo Procel Edificações


A Eletrobras, por meio do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica, apresentou, oficialmente, na última sexta-feira (02), o Selo Procel Edificações Residenciais, que deverá nortear as estratégias para o uso racional de energia elétrica em casas e apartamentos. Esta é mais uma categoria do Selo Procel Edificações, que foi criado em 2014 e já reconheceu 25 projetos e 34 edificações construídas, tendo somente esse último grupo uma economia potencial estimada em 23,99 GWh, segundo dados do Procel Edifica, subprograma do Procel responsável pela certificação. O lançamento é considerado um marco do Selo Procel, pois a partir de agora, todas as tipologias de edifícios – comerciais, de serviços, públicos e residenciais – poderão ser contempladas.


Ainda de acordo com o Procel Edifica, o Selo Procel Edificações Residenciais foi desenvolvido com base em avaliação de conformidade da eficiência energética em edificações promovida por meio do Programa Brasileiro de Etiquetagem de Edificações (PBE Edifica), que é regulamentado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e tem coordenação técnica realizada pela Eletrobras/ Procel. Assim, por meio da identificação das características que tornaram eficientes as edificações já certificadas pelo PBE, foi possível determinar os critérios para a criação da categoria residencial do Selo Procel.

Poderão se candidatar para a obtenção do selo edificações unifamiliares e unidades habitacionais autônomas de empreendimentos multifamiliares, tanto em fase de projeto quanto edificações já construídas. O selo não contemplará, no entanto, o edifício ou suas áreas comuns. Os requisitos necessários para que uma casa ou apartamento possa conseguir a certificação são: ter alcançado um valor igual ou superior a 4,8 na pontuação total da etiqueta PBE Edifica, além de ter pelo menos um dos sistemas avaliados no processo de etiquetagem - no caso, envoltória para verão, envoltória para inverno ou aquecimento de água - avaliado como ‘Classe A’. Vale ressaltar que a certificação com o Selo Procel Edificações Residenciais não exigirá investimentos adicionais aos já necessários para a adequação ao PBE.


Apesar da necessidade de adequação a tais parâmetros, a expectativa é que o Selo Procel possa estimular a realização de projetos de edificações eficientes em energia no país e incentivar a procura dos consumidores por moradias mais eficientes. Assim, espera-se que a criação da nova categoria do Selo Procel Edificações impulsione o mercado residencial, de forma semelhante ao que já ocorre atualmente com o Selo Procel no ramo de equipamentos eletrônicos.

“O Selo Procel Edificações identifica as edificações que apresentam as melhores classificações de eficiência energética, motivando o mercado consumidor a adquirir e utilizar imóveis mais eficientes. Tal qual o Selo Procel para equipamentos, que tem a intenção de fomentar o mercado para disponibilizar produtos cada vez mais eficientes, o Selo Procel para edificações tende a promover a disponibilização de edificações de menor potencial de consumo de energia elétrica e maior conforto para os seus usuários, além de fornecer ao consumidor uma importante informação no ato da compra: o potencial de economia de energia do imóvel”, destaca a arquiteta do Procel, Elisete Cunha.


Fonte: ProcelInfo.

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page