top of page
Foto do escritorMarcos Vinícius de Lima

Edifícios de consumo zero são obrigatórios?

Atualizado: 12 de abr. de 2022

A resposta é: SIM! Em diversos países desenvolvidos.


Os edifícios representam cerca de 40% do consumo total de energia e 36% das emissões de CO2 na Europa. A redução do consumo de energia e o uso de energia de fontes renováveis são medidas importantes para reduzir a dependência energética e emissões de gases de efeito estufa. O potencial de mitigação de emissões de edifícios e até 80% dos custos operacionais dos novos edifícios podem ser salvos através de princípios de design integrados, geralmente com pouco ou nenhum custo extra.


Neste sentido a diretiva relativa ao desempenho energético dos edifícios (EPBD) estabelece que a partir de 2020 todos os novos edifícios construídos na União Europeia devem atingir quase zero de energia. Isso significa que todos os novos edifícios demonstrarão alto desempenho energético e suas necessidades de energia reduzidas ou muito baixas serão significativamente

cobertas por fontes de energia renováveis.



Esse compromisso apoia os cortes radicais nas emissões de gases de efeito estufa identificados pelo 4º relatório do Painel Intergovernamental das Nações Unidas sobre Mudança do Clima.


Além disso, a mudança para edifícios com pouca energia provocará uma profunda transformação no mercado da construção e requer uma importante implantação de tecnologias eficientes.

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page