Essa data emblemática (05 de Março) teve início no ano de 1998, na Áustria, durante o Primeiro Encontro Internacional sobre Eficiência Energética, visando sensibilizar para a necessidade de reduzir o consumo de energia através do uso razoável e sustentável.
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, melhorar a eficiência energética não significa comprometer o nosso conforto e qualidade de vida fazendo sacrifícios para diminuir o uso de energia elétrica no dia-a-dia.
Pelo contrário, a melhoria da eficiência energética baseia-se na otimização dos processos de produção e do consumo de energia, na utilização de fontes de energia renováveis em vez de combustíveis fósseis e na promoção do consumo responsável evitando desperdícios.
Conforme a ANEEL, a conta de luz deve subir 5,6% em 2024, ficando acima da inflação. Fica claro que é importantíssimo adaptar seu ambiente e reduzir os gastos de forma eficiente e prática. Além disso, economizar energia é pensar na sustentabilidade e como podemos ajudar o meio ambiente.
Se você está cansado de pagar contas de energia que só crescem de forma descontrolada, nós vamos te ajudar a transformar a sua casa com dicas e soluções inteligentes para o dia a dia:
1 - Aproveite a iluminação natural
A primeira dica deve ser aplicada na estrutura da sua casa ou empresa. O objetivo precisa ser reduzir ao máximo a necessidade de ligar as lâmpadas. Para isso, é preciso readequar o espaço ou mudar seu escritório de sala para receber mais luz natural.
Pintar as paredes de cor clara para absorver menos calor e refletir a luz natural é uma boa ideia, ambientes com paredes claras sempre são mais iluminados.
2 - Invista em lâmpadas de LED
Outra dica para reduzir a conta de luz é substituir as lâmpadas fluorescentes, incandescentes e halógenas por lâmpadas de LED. Mesmo que elas custem mais inicialmente, apresentam o melhor custo-benefício, pois têm uma vida útil superior. As lâmpadas de LED podem durar até 25 mil horas e ajudam a reduzir o consumo de energia. Além disso, não esquentam o ambiente e trazem menos impacto ao meio ambiente.
A troca de uma lâmpada halógena por uma de LED, pode gerar uma economia de R$ 590 para o consumidor em dez anos. Já pensou se trocasse todas as lâmpadas da casa o que isso significaria? Se todos os brasileiros fizerem essa transição, o efeito para o país até 2030, equivaleria a 112 TWh, o que corresponde a todo consumo do estado de São Paulo, entre janeiro e outubro de 2022.
Para garantir a melhor escolha, procure por produtos que tenham o selo do Inmetro, o que atesta que as lâmpadas passaram por testes de desempenho energético e segurança. Leia as informações da embalagem e da etiqueta de eficiência energética. Tanto as lâmpadas fluorescentes compactas quanto as lâmpadas LED possuem essa etiqueta na embalagem.
A automação também é uma ótima forma para facilitar o controle sobre seu sistema de iluminação. Usar um sistema inteligente que consegue definir a melhor forma de garantir conforto e economia ajuda muito para economizar lá na frente.
3 - Use o climatizador com inteligência
O ar-condicionado é um dos aparelhos que mais consomem energia, por isso é importante utilizá-lo da maneira correta. A primeira medida é investir na limpeza profissional do ar-condicionado, de preferência a cada seis meses, para higienizar a saída de ar que pode estar entupida e cheia de sujeira. Caso contrário, o ar refrigerado sairá com mais dificuldade e o temporizador será acionado mais vezes, demandando mais energia.
Outras boas práticas ajudam na economia, como sempre manter portas e janelas fechadas durante o uso, instalar o equipamento longe da exposição solar direta e manter o aparelho ligado entre 22 ºC e 24 ºC, evitando que ele gaste mais energia (quanto menor a temperatura, maior o consumo elétrico).
4 - Retire eletrônicos da tomada depois do uso
Outra dica para economizar energia em casa ou no escritório é manter aparelhos eletrônicos fora da tomada se não estiverem sendo usados. Saiba que aquele modo stand-by (a luz que é acesa em alguns aparelhos desligados), mesmo que indique menor consumo, continua demandando energia elétrica.
5 - Invista em eletrodomésticos com Selo Procel A
A dica de ouro para economizar energia é investir em eletrodomésticos que tenham o Selo Procel A. Esse selo é fornecido pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) para informar ao consumidor as características de consumo de energia elétrica do aparelho.
A escala vai do selo E (menor eficiência elétrica) ao selo A, que apresenta a maior economia e, portanto, ajuda a reduzir a conta de luz. Regularmente o Inmetro passa a exigir que os equipamentos apresentem melhor eficiência energética para serem comercializados, retirando do mercado produtos que consomem mais energia.
6 - Não coloque geladeira e fogão próximos um do outro
Se a geladeira e o fogão permanecerem muito próximos, isso pode contribuir para aumentar o consumo de energia. Enquanto o fogão transfere calor perto da geladeira, esta transfere uma temperatura menor, o que acaba interferindo no bom funcionamento dos dois eletrodomésticos e demandando mais energia.
7 - Atenção ao chuveiro elétrico
Não poderíamos deixar de citar o uso do chuveiro elétrico nas dicas para economizar energia. Afinal, ele também está lá no topo dos aparelhos que mais consomem eletricidade. Por isso, além de comprar chuveiros com Selo Procel A, deixe o chuveiro na posição "verão" o máximo de tempo possível, verifique a fiação conforme o manual do fabricante do chuveiro e evite remendos caseiros na resistência, mantenha os orifícios do chuveiro limpos para não prejudicar a descida da água, reduza o tempo do banho, principalmente no inverno (já que muita gente aciona a posição de inverno, o que aumenta o consumo de energia para esquentar a água).
Você notou que o consumo tem uma forte relação com os hábitos das pessoas e quais equipamentos elas possuem, quais horários costumam utilizar esses equipamentos e quais atividades desempenham em casa e no trabalho. Muitos hábitos são adquiridos pelo simples fato de que a edificação não possui possibilidades de adaptação e obriga as pessoas a utilizarem determinados equipamentos para garantir qualidade de vida.
Um projeto arquitetônico que busca estratégias para eficiência energética dá aos usuários a possibilidade de economizar mais de 70% de energia em comparação com os projetos do mercado.
Você quer aprender a analisar a eficiência energética e o impacto das estratégias de arquitetura do seu projeto ?
Entre em contato no link abaixo e marque uma assessoria com a nossa equipe de especialistas.
Juntos, podemos construir um futuro mais sustentável! ⚡️
Comments