Não! O BIM vai muito além do que a utilização de softwares tridimensionais, unindo em um mesmo modelo o trabalho 3D e 2D. Existem softwares 3D que não são considerados softwares BIM.
Confira no texto abaixo!
Breve histórico: Do cianótipo ao BIM
É comum imaginar que a união do projeto 2D com o 3D em um mesmo software é o resumo de programas computacionais que utilizam a metodologia BIM.
Para entendermos o processo de produção de projetos precisamos retroceder alguns anos. Em 1842 um químico francês chamado Alphonse Louis Poitevin inventou o cianótipo, um processo de impressão que produz uma imagem negativa com um desenho branco sobre um fundo azul-escuro. Esse processo foi amplamente utilizado no desenho de projeto pois permitia a reprodução precisa de desenhos técnicos.
O cianótipo simplificou e acelerou o processo de reprodução de desenhos técnicos, os projetistas podiam produzir cópias de alta qualidade de seus desenhos, que podiam ser facilmente compartilhadas com outras pessoas. Isso contribuiu para a melhoria da qualidade dos projetos e para a redução dos custos de construção.
Em 1955 o avanço computacional dá início aos primeiros CADs, em inglês Computer Aided Design (Desenho Assistido por Computador). Na década de 1960, o cientista de computadores Douglas Taylor Ross (1929-2007), fez parte de projetos que foram responsáveis pelo desenvolvimento do CAD.
No início da década de 1980, a tecnologia CAD começou a se tornar mais acessível, graças ao desenvolvimento de computadores pessoais mais poderosos. Em 1982, a empresa Autodesk lançou o AutoCAD, um software CAD que se tornou rapidamente o padrão da indústria. No início da década de 1990 a Autodesk começou a desenvolver software CAD 3D, ou seja, o software AutoCAD já possui ferramentas tridimensionais há mais de 30 anos.
Em meio a evolução dos sistemas CAD da Autodesk, o desenvolvimento do software Revit começou em 1997, quando a Autodesk adquiriu a Revit Technology Corporation.
O Revit foi lançado pela primeira vez em 2000 como um software de modelagem paramétrica, o que significa que os elementos do modelo eram vinculados uns aos outros, isso permitia ao usuário fazer alterações no modelo e ter essas alterações refletidas automaticamente em outros elementos do modelo. Esse era o início de uma nova metodologia de projeto.
Quer dar um salto no seu processo de elaboração de projetos?
Onde seus resultados e dores de cabeça tem menos chances de acontecer?
Nós, da LABZEB podemos te ajudar na implementação do BIM em seu escritório.
Aqui na LABZEB somos especialistas em projetar com metodologia BIM e auxiliamos projetistas a utilizarem suas vantagens em seus projetos também!
Nosso método de trabalho em nuvem é 100% online e atendemos todo o Brasil. Entre em contato e vamos juntos levar seu escritório para um novo patamar através do BIM.
Комментарии