top of page
Foto do escritorMarcos Vinícius de Lima

06 dicas para evitar retrabalho nos projetos

Você já contabilizou quantas horas de trabalho leva para finalizar um projeto?


E as horas de retrabalho com alterações que começam a surgir por interferências dos

projetos complementares e de decisões que surgem na obra?


Dificilmente projetistas conseguem apurar com exatidão quanto tempo perdem com retrabalho em projetos. Fizemos um levantamento (confira aqui) e apuramos que somente na obra o retrabalho de adaptações de projeto pode custar cerca de R$ 35,00/ em média, e arquitetos e engenheiros estão deixando de lado sua produtividade e lucratividade com essa situação.


A compatibilização dos projetos é o principal fator na minimização dos retrabalhos durante a execução de uma obra. A falta de conciliação impossibilita um bom planejamento das etapas e orçamento dos custos do empreendimento. O início das obras sem os projetos alinhados, arquitetônico e complementares, impactará diretamente em retrabalhos, atrasos e aumento dos custos, ocasionando perda de energia da equipe e diminuindo o valor dos honorários dos profissionais de projeto.


Pensando nessas situações elaboramos um checklist com 06 dicas essenciais para você começar agora mesmo a evitar retrabalho nos projetos e ser mais eficiente na hora de projetar.


01 - Acabamento do forro


Muitas vezes o arquiteto imagina o ambiente sem nenhuma viga interna, onde o forro de gesso com iluminação ficará liso em todo o ambiente, porém, o calculista estrutural necessita uma viga interna e na hora de instalar o forro de gesso é que surge o problema, como esconder essa viga? Esse é um retrabalho clássico que gera consequências estéticas e técnicas na obra, devendo ser resolvido ainda no projeto através de uma análise conjunta do projeto estrutural e do projeto arquitetônico em BIM, ou ainda se há maiores interferências podendo ser localizadas e corrigidas nos detecções chamas de clash detection.





Muitas vezes não é viável economicamente manter todos os vãos sem nenhuma viga, mas podemos resolver para que toda a estrutura seja otimizada.


Na imagem do projeto acima precisávamos de uma viga pois o vão da garagem tinha toda a parede do andar superior no centro, e era um vão de 7 metros! Através da compatibilização prévia foi possível ajustar a altura dessa viga para manter ela oculta na garagem, conforme a foto da obra.










02 - Escadas


Escadas costumam ter medidas muito exatas e normalmente acabam sendo "solucionadas" em obra. Muitas vezes a solução depende da área disponível e pode não ter altura suficiente para uma passagem segura abaixo de vigas se for preciso. As escadas são um elemento de muita atenção na compatibilização de projetos para garantir segurança e conforto.

Vale sempre lembrar a fórmula de dimensionamento, 2E + P = 64 cm. (E = altura do espelho, P = profundidade), ou seja, O piso (P) precisa ter entre 28 e 32 cm e o espelho (E) precisa ter entre 16 e 18 cm. A conferência de revisões em 3D e também a prova real do responsável pelo projeto, fazem com que o mesmo se torne totalmente fidedigno a realidade à execução.


03 - Shafts de passagem (muchetas)


Os shafts servem de passagem para prumadas de tubulações da rede hidrossanitária, energia elétrica, rede, gás e demais sistemas. É nesse espaço oculto que escondemos essas instalações e podemos ter fácil acesso caso seja necessária uma manutenção no futuro. Durante muito tempo os shafts não foram considerados nos projetos e todas as tubulações eram colocadas dentro de elementos da própria estrutura, causando enormes riscos ao sistema estrutural e impossibilitando qualquer ação de manutenção. Já imaginou uma tubulação de esgoto (100mm) que sua prumada desce dentro de um pilar? Isso não faz nenhum sentido e infelizmente, acontece!



Com o projeto arquitetônico definido, é possível evitar muitos erros de execução e retrabalho através da compatibilização entre arquitetura, estrutura e sistemas complementares, prevendo um shaft para a passagem das instalações que não precise quebrar a estrutura ou comprometer elementos durante a obra.


Também é possível evitar que vigas e pilares passem por dentro de shafts. Isso garante manutenção, facilidade de instalação e garantia da qualidade e vida útil das instalações e da estrutura.












04 - Modulação de Pilares


O dimensionamento da estrutura começa com o lançamento dos elementos em um layout e uma verificação prévia dos esforços. Esse layout pode ficar totalmente a cargo do projetista estrutural, porém faz muita diferença se o projeto arquitetônico já possuir uma modulação de pilares. Isso vai ajudar a evitar futuras interferências no projeto arquitetônico, demonstrando ao projetista estrutural uma estimativa de locais onde os pilares podem estar localizados, uma prévia de divisão dos vãos e, principalmente, locais onde não devem ser colocados pilares. A famosa malha estrutural já elaborada e pensada no projeto arquitetônico!

O projetista estrutural trabalha em cima da sugestão do projeto arquitetônico e, caso seja necessária alguma alteração, é feito contato direto com o responsável para verificar as possibilidades e interferências, buscando diminuir a chance de retrabalho futuro. Dessa forma, com projetos compatibilizados, todos os projetistas possuem certeza das decisões e conhecimento de cada detalhe do projeto. É possível realizar a compatibilização com um modelo BIM da estrutura pré dimensionada, antes de todos os detalhamentos serem executados.


05 - Respeite o processo


Muitas vezes mudanças são inevitáveis, por trocas de pequenas ideias dos clientes finais , o que ocasiona alguns ajustes em um efeito dominó em todas as disciplinas de um projeto arquitetônico. Ter um processo fortificado e assertivo faz com que essas mudanças não ocorram frequentemente. Uma boa pesquisa sobre o nosso cliente final e também, as suas expectativas e a importância que o mesmo tem sobre o projeto, são de suma importância para chegarmos a um processo de elaboração mais efetivo. Muitas mudanças, geram muitos retrabalhos, ocasionando em perda de valor o projeto em questão e cabe a nós, profissionais responsáveis respeitar e orquestrar os nossos processos de elaboração de projeto junto ao cliente final.


06 - Faça parcerias para compatibilização


Busque parceiros para qualificar seus projetos e buscar soluções de compatibilização e resolução de problemas durante a fase de projeto. Muitas vezes arquitetos e engenheiros perdem tempo e dinheiro com retrabalho de projeto por não terem boas parcerias e boas ferramentas de BIM para reuniões de projeto mais assertivas.


Ter parceiros confiáveis e colaborativos para a compatibilização de projetos em BIM faz toda a diferença. Nós da LABZEB podemos contribuir com você.


Nosso método de trabalho em nuvem é 100% online e atendemos todo o Brasil. Entre em contato e vamos juntos levar seu escritório para um novo patamar através do BIM.




10 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page