Segundo as Nações Unidas, até 2050 a população mundial será de 9,7 bilhões. A indústria de AEC precisa buscar formas mais inteligentes e eficazes de projetar e construir, não só como forma de atender à demanda global, mas para ajudar a criar espaços também mais inteligentes e resilientes.
Com uso do BIM, as equipes de projeto e construção não só trabalham com mais eficiência como também podem visualizar os dados criados durante o processo para beneficiar atividades de operação e manutenção. Por isso, as exigências de BIM crescem em todo o mundo.
A metodologia BIM é utilizada para criar e gerenciar dados durante o processo de projeto, construção e operações. Integra dados multidisciplinares para criar representações digitais detalhadas que são gerenciadas em uma plataforma aberta na nuvem para colaboração em tempo real. O uso da BIM oferece mais visibilidade, maior produtividade, melhor tomada de decisões, minimiza erros nas obras, análise de estratégias mais sustentáveis e economia de custos em projetos. Vamos juntos conhecer os principais motivos para você começar ainda hoje a utilizar o BIM no seu escritório:
1 - VISUALIZAR EM 3D O QUE ESTÁ SENDO PROJETADO
Nos projetos desenvolvidos em CAD (tecnologia baseada apenas em documentos), as representações em plantas, cortes, vistas ou, no melhor dos casos, em desenhos de perspectivas, não permitiam a visualização e a perfeita compreensão do que estava sendo projetado. O ‘leitor’ das informações documentadas em desenhos precisava usar sua imaginação para construir, mentalmente, as imagens de uma edificação ou instalação projetada.
A modelagem 3D possibilita a visualização exata do que está sendo projetado, por mais complexa que seja uma instalação ou edificação, além de oferecer funcionalidades para a detecção automática de interferências geoespaciais entre objetos. A correta visualização do que será construído garante o entendimento e a eficácia no processo de comunicação e alinhamento, mesmo nas fases mais iniciais dos empreendimentos. Mesmo aqueles envolvidos no projeto e que não são os técnicos, podem entender perfeitamente o projeto.
2 - EXTRAIR AUTOMATICAMENTE AS QUANTIDADES
A extração, automática, de todas as quantidades de serviços e componentes dos modelos BIM é uma das funcionalidades mais utilizadas por aqueles que começam a utilizar a plataforma. Essa funcionalidade representa consistência, precisão e agilidade de acesso às informações das quantidades, que poderão ser dividas e organizadas (ou agrupadas), de acordo com as fases definidas no planejamento e na programação de execução dos serviços.
Algumas soluções possibilitam que os objetos constituintes de um modelo BIM sejam associados (linkados) com as atividades de um cronograma desenvolvido em MS-Project ou Primavera, permitindo que o controle da execução da obra também seja realizado com base nos modelos. Dessa forma, as extrações automáticas de quantidades dos modelos BIM, baseados nas fases planejadas podem agilizar e garantir a precisão das comparações entre serviços previstos e efetivamente realizados.
3 - PARA REALIZAR SIMULAÇÕES
Simulações do comportamento e do desempenho de edifícios ou instalações, ou de suas partes e sistemas componentes, são funcionalidades novas, que antes não podiam ser executadas, com a utilização de processos baseados apenas em documentos CAD que foram tornados possíveis graças ao BIM. Esta é uma das áreas que mais tem recebido investimentos dos desenvolvedores dos softwares, para garantir o desempenho e o futuro comportamento de uma construção ou instalação modelada que se deseje testar. É possível verificar facilmente a insolação de uma edificação, temperatura ou mesmo nível interno de iluminação natural, por exemplo.
4 - PARA IDENTIFICAR INTERFERÊNCIAS
Os softwares BIM localizam automaticamente as interferências entre os objetos que compõem um modelo. Esta funcionalidade é conhecida como ‘clash detection’. Além da localização automática, algumas soluções também classificam as interferências como leves, moderadas ou críticas. A interferência entre duas tubulações de pequeno diâmetro é considerada “leve“, ou de fácil solução, pois envolveria a mera utilização de conexões padronizadas. Já a interferência de uma tubulação de grande diâmetro com um componente estrutural, seria considerada como crítica, pois deverão envolver revisão de projetos.
Algumas soluções BIM são capazes ainda de identificar as chamadas ‘interferências funcionais’ (ou ‘soft clash’). Por exemplo, quando no projeto de uma sala de reuniões com recursos multimídia um projetor para apresentações, fixado no teto, é posicionado atrás de uma luminária externa, localizada entre ele e a tela de projeção. Apesar dos dois equipamentos não ocuparem o mesmo lugar no espaço, trata-se de uma interferência que impediria o funcionamento adequado do sistema.
Algumas soluções BIM admitem a programação e inserção de ‘regras de verificação’ que podem, por exemplo, verificar a consistência da rota de acesso de deficientes físicos às edificações (ou a parte delas); ou ainda, de exigências específicas, feitas, por exemplo, pelos códigos sanitários ou de uso e ocupação do solo.
5 - PARA GERAR DOCUMENTOS MAIS CONSISTENTES
No BIM, os objetos são paramétricos e inteligentes, e isso significa que estes objetos já têm informações sobre si próprios, sobre o seu relacionamento com outros objetos, e também com o seu entorno ou ambiente no qual está inserido. Assim, por exemplo, um objeto BIM que corresponda a uma janela ‘sabe’ que precisa ser ‘hospedado’ numa parede, que deverá ter uma determinada espessura. Caso um projetista resolva mudar a espessura desta parede, o objeto-janela BIM consegue ‘perceber’, ‘interpretar’ e ‘reagir’ a essa mudança e, automaticamente, ajustar algumas das suas partes componentes para se adequar à nova situação.
Essas ‘reações’ automáticas dos objetos às eventuais mudanças contribuem para a garantia da consistência e da integridade das soluções projetadas, e também de toda a documentação do projeto (desenhos, detalhes, tabelas), que, no BIM, são uma decorrência dos modelos desenvolvidos (enquanto nos processos baseados em desenhos CAD a integridade da documentação depende exclusivamente da atenção humana, que precisava ‘replicar’ mudanças em diversos documentos distintos: plantas, cortes e detalhes).
A construção civil, mesmo sendo uma indústria notoriamente tradicionalista e conhecida por ser resistente às mudanças, tem aderido ao BIM em diversas partes do mundo. São inúmeras as iniciativas conhecidas. Algumas com abrangência de política estratégica nacional, como no caso do Reino Unido e de Cingapura, onde todas as obras financiadas com dinheiro público, precisarão ser, necessariamente, desenvolvidas com o uso da plataforma BIM. A tecnologia BIM tem rompido paradigmas de produtividade, elevando o patamar de assertividade e confiabilidade dos projetos. Num futuro próximo, o BIM será condição mandatória para qualquer empresa que desejar manter-se atuante na indústria da construção civil.
E você já está utilizando as vantagens do BIM no seu escritório de projetos?
Aqui na LABZEB nós podemos te ajudar a transformar seus projetos de CAD ou SketchUp para BIM com assertividade de acordo com seus objetivos. Realize entregas e aprovações de projetos evitando retrabalho, você nos envia o projeto e nós cuidamos da documentação pra você em 04 passos:
Nosso método de trabalho em nuvem é 100% online e atendemos todo o Brasil. Entre em contato e vamos juntos levar seu escritório para um novo patamar através do BIM.
Commentaires