A existência de um odontólogo isolado em um consultório próprio ainda é um fato presente na prática profissional na maioria dos casos. Entretanto, no sentido de facilitar o atendimento ao cliente, pelo trabalho especializado e complementar, é cada vez mais comum o surgimento de clínicas odontológicas com um número maior de profissionais.
A evolução da profissão com a introdução de técnicas restauradoras, implantes, cirurgias e traumatologias bucomaxilofaciais, procedimentos estéticos menos invasivos entre outras práticas, dá a essas clínicas uma feição de maior complexidade e um padrão de outro nível ao atendimento.
A evolução também é visível no equipamento em geral e no equipo em particular, com a introdução de conceitos ergonômicos, inclusive na forma de organização espacial, para racionalizar o trabalho do profissional. Tal fato tem exigido a necessidade de se planejar de forma mais correta cada detalhe.
Montar um consultório odontológico exige muito planejamento, que envolve desde análise de mercado, localização, compra de equipamentos e divulgação. A abertura desse tipo de um empreendimento precisa cumprir ainda uma série de exigências sanitárias, que têm a ver com a estrutura do imóvel; a separação adequada entre sala clínica, recepção e central de esterilização.
Em nossa trajetória auxiliamos vários profissionais a montarem consultórios e clínicas com sucesso, por isso listamos aqui alguns itens essenciais que você deve planejar antes mesmo de iniciar qualquer obra. Um consultório exige o máximo da sua atenção na etapa de planejamento.
Dotar um consultório com móveis bonitos e objetos agradáveis deixa o paciente mais a vontade e confortável, bem como impressionado com o profissional de saúde que irá lhe atender. Cuidar bem do seu espaço de trabalho é um investimento de ótimo retorno financeiro, afinal, passamos um terço do nosso dia (ou mais) no ambiente de trabalho e formamos a opinião e as sensações dos nossos clientes através das experiências neste ambiente.
Pontos importantes a considerar
Espaços limitados: Tire vantagem de espaços limitados, associando beleza e conforto sem perder a funcionalidade;
Objetos de ambientação: Evite comprar objetos isolados sem um projeto global de ambientação, é mais correto fazer o projeto e depois comprar a decoração adequada.
Balcão de atendimento: É o primeiro contato com o paciente. Prever as alturas corretas para trabalho em pé e sentado do atendente, bem como para ocultar computadores e documentos que ficam sobre a bancada de trabalho. Não deixe fios aparentes.
Iluminação: Representa um dos componentes mais importantes de um ambiente. Uma boa iluminação releva o ritmo do espaço, sombras, formas, texturas, proporções e determina a sensação de bem estar, conforto e motivação.
Cores e alguns efeitos sobre as pessoas: Amarelo é a cor do intelecto, estimula a concentração e criatividade. Laranja é a cor da alegria e festividade, ambientes de uso para eventos. Verde é a cor do equilíbrio, calma, usado em excesso pode causar depressão. Violeta é bactericida e antisséptica, estimula a criatividade, a mudança.
Plantas: Usadas em contraste com ambientes claros, sempre use plantas naturais. Cuidado para não colocar plantas pequenas em locais amplos, e plantas grandes em locais pequenos.
Essas são algumas sugestões e dicas. O ideal é o estudo caso a caso, pois pode variar de região para região e até mesmo de cidade para cidade.
Ficou com dúvidas na hora de planejar seu consultório? Entre em contato, será um prazer ajudar.
Comments