top of page

Casa
NZEB

A edificação foi projetada para uma família de 3 pessoas com conceito escandinavo e premissas de arquitetura bioclimática. A casa ZEB partiu do 
ponto de ser nearly zero energy, ou seja, consumo de energia quase nulo e baixo impacto ambiental e no entorno da edificação.

 

Está inserida em uma área de 2000,00 metro quadrados, localizada no interior do município de Passo Fundo, Rio Grande do Sul. A tipologia do entorno inclui edificações térreas e de dois pavimentos.
 

O conjunto arquitetônico possui 70 metros quadrados divididos em dois pavimentos, onde o zoneamento vertical prioriza a separação de área contaminada no acesso da edificação e área limpa de habitar no andar superior. O bloco de serviços no térreo inclui área de lavagem de roupas, 
higienização pessoal e troca de vestuário antes de entrar na área de convívio da família. No nível superior o acesso é central e permite uma separação entre área social de convívio com sala de estar, varanda e cozinha a leste ou dormitórios, banho, home office e mezanino a oeste.

 

A locação da edificação e sua modulação permite que seja executada ampliação da área térrea em novas áreas de garagem/serviços em uma futura expansão sem prejudicar o conceito da edificação. Bem como ampliações seguindo o mesmo programa permitem ampliar e criar novas áreas de dormitório.

plantas.png

O clima da região é predominantemente frio (75% do ano) e com um verão ameno, possuindo 880m de altitude a região facilmente pode ventilar naturalmente suas casas no verão para garantir conforto. Com premissas de arquitetura passiva no centro do projeto, a edificação nasce com uma lareira no centro da planta superior, que deve gerar calor e emanar para todos os ambientes que são integrados. A principal visual é leste, com controle de radiação solar através do recuo do pano de vidro em relação a 
empena da edificação.

 

Na fachada norte localizamos as esquadrias com desenho vertical que permitem controle da radiação interna de acordo com o movimento do sol e captação dos ventos predominantes para ventilar a área social, banheiros e dormitórios. O conjunto da envoltória é isolado termicamente por 8cm 
de material isolante EPS, bem como possui laje isolada e esquadrias duplas, garantindo que a temperatura no interior da edificação seja constante o ano todo. O fato da laje principal ser elevada do solo garante controle da temperatura e das trocas térmicas.

 

O conforto da edificação foi simulado e garante 87,85% das horas do ano em temperatura e condições de conforto ambiental no interior da edificação com o método Ashrae 55 para edificações ventiladas naturalmente.
 

O consumo energético da edificação totaliza 1.674,23kWh/ano, ou seja, 18,70 kWh/m2, um consumo extremamente baixo, cerca de 85% de economia em comparação com a média de consumo de edificações residenciais no Sul. A edificação além de ser altamente eficiente conta com todo seu consumo energético suprido por geração fotovoltaica, aumentando assim a viabilidade da implantação do sistema e payback do investimento.

conforto.png
06.png
01.png
03.png
Image4.png
Image8.png
Image7.png
Image6.png
05.png
02.png
04.png
bottom of page